O mesmo acontece com os negócios voltados para o público da terceira idade, que tendem a se tornar cada vez mais promissores
O Brasil tem hoje a quinta população mais idosa do mundo. No caso do Paraná, da população de 11 milhões e meio de habitantes, 1 milhão e duzentas mil pessoas têm mais de 65 anos, e com o passar dos anos, o número de idosos tende a crescer mais. Só para se ter uma ideia, segundo projeções do Ipardes com base em pesquisa do IBGE, em 2040, o Paraná terá 118 idosos para cada grupo de 100 crianças. Hoje, esta proporção é de 53 idosos para 100 crianças.
Pois bem, além de um público consumidor em crescimento, outro ponto de incentivo para quem está pensando em empreender em negócios voltados para os idosos, são as pesquisas que mostram que a maioria dos consumidores da melhor idade garantem ter autonomia para decidir como gastar o próprio dinheiro. Por outro lado, eles se ressentem da falta de produtos pensados especificamente para atender às suas necessidades.
Na área imobiliária, a família Caron, de Campina Grande do Sul, após uma experiência pessoal, quando teve dificuldades para contratar profissionais especializados para cuidar da avó e também depois de perceber que apenas fazer as adaptações na casa não era suficiente, decidiu investir em uma proposta inovadora de residencial para idosos, especializado em longevidade.
A 20 minutos de Curitiba e a cinco minutos de um hospital de referência de alta complexidade, a família Caron está construindo em uma área de 6 mil metros quadrados, o Elissa Village, que vai proporcionar aos moradores a experiência de um hotel cinco estrelas com espaços adaptados para idosos independentes e dependentes. A estrutura inclui ainda equipes multidisciplinares e vai oferecer aos moradores sêniores atividades físicas e artísticas, trilhas, piscina, spa, salão de beleza, loja de conveniência e até uma horta.
O local também contará com um restaurante, totalmente voltado para uma alimentação que ajuda a combater os efeitos da idade e prevenir doenças. O empreendimento deve ser inaugurado já em janeiro de 2020 e vai abrir mais de 100 vagas para profissionais de diversas áreas.
E para quem está pensando em investir em negócios visando a população idosa, pesquisas apontam algumas áreas interessantes. Na área de beleza, por exemplo, 6 em cada 10 mulheres com mais de 55 anos estão insatisfeitas, pois não encontram produtos específicos para essa faixa etária. No segmento de tecnologia os idosos se queixam da falta de aparelhos celulares com teclado e telas maiores. Em relação a roupas, a queixa é que há uma carência de lojas especializadas em confecções para idosos. Ou seja, oportunidades existem, basta estudar o mercado e escolher a melhor opção.
Mirian Gasparin